terça-feira, 5 de agosto de 2008

Escola de "Ballet"


2ª Apresentação da Escola de Danças de Albertina S. de Ganzo - FAC - 1953




Gustavo Neves (Crônica lida ao microfone da Rádio Guarujá no dia 15-12-1953)



"Não sei se a sociedade Florianópolitana, em todos os seus círculos representativos, já se apercebeu do que é a obra de sentido eminentemente cultural e artístico que a professora Albertina Saikowska de Ganzo está realizando entre nós. A sua Escola de Ballet está fazendo a sua segunda demonstração, em maravilhosos festivais de benefício, no confortável Estádio da Federação Atlética. As alunas da professora Albertina Saikowska de Ganzo, nessas esplendidas exibições de bailados, não só revelam, magnificamente, as grandes e nobres qualidades interpretativas que possuem, ainda na idade em que as emoções ingênuas não contam com o lastro das experiências vividas; mas também depoem de maneira eloquente, em favor da insuperável capacidade da mesma, verdadeira fada a produzir o milagre estético do ritmo, da graça, da expressão mímica e da harmonia nessa pleiade leve e encantadora de meninas que sempre confiaram ao aprendizado da coreografia clássica. E essa obra de designação espiritual e de alta cultura que é também meritório trabalho de catequese da estesia em meio social de já comprovada receptividade, a Fada realiza-a com tal entusiasmo e com tamanho embevecimento que não haverá como recompensá-la em valores materiais, tanto contrastam êste com os móveis do artista que busca a expressão do Belo e que nessa busca se integra, cheio daquela Graça imponderável que lhe nutre o ideal.
A professora Albertina de Ganzo é incontestávelmente, a criadora, entre nós, duma nova sensibilidade artística, felizmente correspondida na intuição de suas alunas, em cujas almas sabe infundir os segredos do gesto impressivo, o fascínio do ritmo e da figuração interpretativos, que não falam apenas das emoções do presente, porque vêm do eterno e profundo mistério das almas, e êstes transcendem limites de tempo e espaço...
Benditas sejam tôdas as iniciativas assim tocadas de sadia espiritualidade. Hoje representam salutar e oportuna reação ao abastardamento do que de mais expressivo do requinte humano valerá como airoso sinete de nobreza das almas verdadeiramente fidalgas... A Escola da professoara Albertina Saikowska de Ganzo reune numeroso corpo de alunas, cujo aproveitamento extraordinário, demonstrado em duas oportunidades, dignifica a geração a que elas pertencem. E não é muito que nos orgulhemos disso, tanto é certo que eleva a índices horosos o conceito de bom-gosto e da cultura da socidade catarinense. Nem por outra razão é que eu, deste modesto pôsto de observação dos acontecimentos da cidade, envio as minhas saudações e os meus aplausos não só à exímia professora, como também às encantadoras bailarinazinhas que magnificamente apreendem o sentido da graça através da sugestão rítmica do movimento e da mímica, que constitui o bailado clássico."