domingo, 3 de agosto de 2008

Duas vidas dedicadas ao Ballet - parte 4


Em 1938, eu nasci!
Naquela época, em Florianópolis, era comum a sociedade promover muitos eventos beneficentes com canto, música, declamações e dança.
Faziam saraus dançantes, eram muito bonitos e ingênuos, diferentes de hoje......
Amigas da mamãe pediam para ela coreografar e ensaiar garotas da sociedade para dançarem nas festas, e ela fazia. Eram lindas festas!
Com o tempo, começaram a pedir que mamãe abrisse uma escola de ballet, mas como eu e meu irmão éramos pequenos ainda, ela queria se dedicar mais à nossa educação.
Papai era diretor da Companhia Telefônica Catarinense, que era de meu avô, Cel. Ganzo,
espanhol, nascido nas Canárias e que veio para o Uruguai muito jovem, e se casou com vovó Clorinda , ele tinha 19 anos e ela 14 anos.
Papai contava que vovô montou a primeira central telefônica com 19 anos, em Florida , perto de Montevideu. Foi também o autor da primeira linha telefônica internacional do Brasil, entre Melo e Bagé.
Em 1908, vovô vai para Porto Alegre e funda a Companhia Telephônica Riograndense, era realmente um pioneiro! Vovô era chamado de “coronel”, por ter participado como “Blanco” em episódio armado no Uruguai.
Bem, quando eu tinha 12 anos, por insistência de vovô Ganzo e das amigas de mamãe, papai deixou que ela abrisse a Escola de Bailados Clássicos Albertina Saikowska de Ganzo., (a primeira no Estado de Santa Catarina, alguns anos depois é que começou a escola de ballet de Blumenau)
Incrível é a data que mamãe escolheu para a primeira aula, primeiro de novembro, Dia de Todos os Santos, (apesar de feriado, vieram muitas alunas para a aula inaugural), ela dizia que era para dar sorte, todos os santos ajudariam,...... e parece que ajudaram, pois já se passaram 55 anos e a escola ainda funciona!
Voltemos à 1951, primeiro de novembro, minha primeira aula de ballet, com outras 60 alunas! Mamãe começou já com 60 alunas, era o máximo!
Ballet em Florianópolis? Novidade!