domingo, 3 de agosto de 2008

Duas vidas dedicadas ao Ballet - parte 19

Em 2001, apresentamos “Revelações 2001”, como o nome sugere, para apresentar algumas revelações que estavam surgindo naquele ano. Foi mais simples que o ano anterior, mas foi muito bonito. Como último número apresentamos uma Dança Flamenca que tínhamos implantado um ano antes na escola. Foi aplaudida de pé!
2002 – “Uma Noite de Natal” na realidade era o ballet “O Quebra-Nozes”mas como nossas aluninhas de babys e pré-ballet iam tomar parte, achamos que seríamos criticadas, não queríamos comprometer o ballet que é muito lindo, e bem sugestivo para a época de Natal, época que sempre foram feitas nossas apresentações.
E foi muito lindo! O cenário, o interior de uma casa, com uma árvore de Natal com uns dois metros e meio de altura, que se ilumina e cresce até ficar com oito metros. Que trabalho para fazer! Ficamos, ( meu marido, eu e meu filho), vários dias colocando fios e mais fios de lâmpadas na árvore pintada, que ficava esticada no chão de nosso salão na parte de baixo da minha casa. Fiz também muitos anjinhos de asas douradas para decorar a árvore, que ia aumentando ao mesmo tempo que a janela da casa aumentava também, tudo, para dar a impressão que as pessoas ficaram pequenas e nesta parte tem a luta dos ratos com os soldadinhos de chumbo. É a parte que mais gosto, é cômica, e as alunas fizeram o papel direitinho..
O público vibrou, se divertiu também!
A Dança dos Flocos de Neve foi lindíssima, as alunas pareciam grandes bailarinas. A professora Malú fez elas ensaiarem pra valer! Mas compensou! Foi um número maravilhoso!
O efeito que deu no palco foi sensacional! Foi um dos melhores espetáculos! Cada ano eu acho que é o melhor......
Há uns dois anos que temos contratado sempre o mesmo bailarino, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o Ronaldo Martins, porquê ele, além de ser muito bom bailarino é muito boa pessoa, e isto não é muito comum no mundo da dança. Quando ele vem, dá cursos de atualização para as alunas e professoras, é muito bom!
A apresentação “O Quebra- Nozes” foi tão linda que resolvemos reapresentar no ano seguinte, 2003, pela primeira vez fizemos isso, e foi muito bom, pois a situação financeira de todos começou a ficar perigosa, tínhamos,( a academia e os alunos) , que fazer economia. E foi mais linda ainda que no ano anterior!
As alunas tiveram mais tempo de ensaios, e deu para consertar os erros que fizemos na primeira apresentação, e é um Ballet que é apresentado todos os finais de ano nas grandes escolas.
Neste ano fiz sociedade com as três professoras de ballet que já trabalham comigo há alguns anos, Malú, Bárbara e Ivana, pois me sentia muito cansada, porém com vontade de continuar.
Em 2004, apresentamos o ballet completo “La Bayadére”. Riquíssimo. As fantasias, todas bordadas, ricas, coloridas.
O ballet se passa na Índia, Com palácio, templo, sacerdotisas, princesa. Foi maravilhoso!
Para mim, o mais bonito já apresentado por nossa escola. As alunas pareciam profissionais, tão bem que dançaram! Foi realmente emocionante!