domingo, 3 de agosto de 2008

Duas vidas dedicadas ao Ballet - parte 14

No ano de 1990, contratei um casal de professores muito bons, do Rio, Alba e Telmo Gomes, também ficaram muito pouco tempo na escola.
Em 1991, apresentamos “Dance is Work”, que é bem sugestivo pois dança é trabalho.
Neste ano tínhamos algumas alunas bem adiantadas, havia alguns anos que eu vinha trazendo professores de fora, Jair Moraes, Hugo Delavalle e outros, para dar cursos para as alunas e isto melhorou muito a técnica e aumentou o nível tanto das alunas como das professoras.
Quando podia também patrocinei cursos no Rio e São Paulo para que minhas professoras se atualizassem, isto foi muito bom!
Esta apresentação foi diferente, pois na época tínhamos já o curso de Manequim e queríamos mostrar. Resolvemos então fazer um desfile no palco.
Foi bonito, mas não foi uma boa idéia.
Para apresentarmos o desfile, tivemos de dividir o espetáculo em três partes, e cada parte era demorada, tínhamos muitas alunas. Na primeira parte fizemos um “Divertissement”com números de ballet clássico, Com a melhora na técnica das alunas, pudemos apresentar números clássicos de alto nível. A segunda parte com números de Jazz, já tínhamos alunas em vários níveis inclusive Adiantado, nosso professor de Jazz era ótimo, os números foram muito bonitos, e tínhamos ainda, sapateado, com a professora Bia Mattar e patinação com a Márcia Bernardi.
Até patinação nós tínhamos! Mas o espetáculo se alongou muito, até chegar a hora do desfile, já era meia noite! Terrível, nem eu estava aguentando. Terminou à uma hora da manhã !
Ainda bem que foi só o primeiro dia, no segundo já não teve o desfile, aí ficou melhor. Mas foi muito bonito.
Neste ano também formamos um Grupo Experimental Juvenil de Dança, com algumas alunas, para podermos nos apresentar mais, pois escolas só tinham a permissão de usarem o teatro nos finais de ano para seus festivais. O grupo se chamou Gayia, e nos apresentamos algumas vezes nos anos seguintes, e ganhamos alguns prêmios.
Todos os anos acontecem coisas boas e coisas ruins, neste ano fui traída mais uma vez, por uma boa professora que eu gostava demais.
Estava eu no Rio de Janeiro comprando os uniformes para minha academia, quando a dona da fábrica me falou que a dita professora e o marido, estavam mandando fazer uniformes, já com o nome da escola deles, e eu nem sabia que ela iria me deixar e abrir outra escola.
Mas novamente aconteceu, ela não durou muito tempo, e a minha ainda está aí.