domingo, 3 de agosto de 2008

Duas vidas dedicadas ao Ballet


Albertina Saikowska de Ganzo



2 de agosto de 2000, mais ou menos três horas da tarde,o telefone toca.
_ Dona Pochi venha ao hospital, sua mãe não passa bem. Era uma das quatro enfermeiras particular que ela tinha já fazia um ano e meio.
Peguei meu corsinha (1) e fui imediatamente para lá. Ao chegar, a médica de mamãe veio ao meu encontro no hall, com um semblante que não tive dúvidas, mamãe falecera.
_ Infelizmente ela já faleceu, disse a médica.
_ Meu Deus! E eu nem estava lá. Me levaram onde a tinham colocado ( pois faleceu na UTI e não podia ficar lá)
Fui correndo pelos corredores até uma câmara fria , um quarto tétrico e gelado.
Mamãe querida! Que sensação horrível ver sua mãe embrulhada até a cabeça num lençol verde. Abri os panos para poder beijar-lhe o rosto, meu ultimo beijo.
Um dia antes, ela estava um pouco melhor, mas com o tubo na boca para poder respirar.
A UTI tem horários, e nós nos revezávamos, meu irmão e minha sobrinha Adriana ,o meu horário era o da noite, era bom, porque como era a última visita, a enfermeira sempre me deixava ficar um pouco além do tempo.
Como ela estava melhor, os médicos estavam querendo tirar os tubos para ver se ela já poderia respirar sozinha, eu achei ótimo, achei que ia dar certo!
Na minha última visita, conversei muito com ela, dando ânimo, que tudo ia correr bem, que ela iria respirar sem os tubos, seria um alívio. Mamãe estava descrente, fazia uma cruz com os dedos cruzados, como prevendo que iria morrer..
_ Não mamãe, não fiques assim, tudo vai dar certo!
_A enfermeira veio me avisar que já estava na hora de eu ir embora, mamãe me pegou pela mão, me beijou e fez um sinal da cruz com a mão, como me abençoando.
Mas o pior aconteceu. Quando os médicos a desentubaram, ela não agüentou, até tentaram colocar os tubos novamente, mas já era tarde.
A enfermeira me pediu que fosse ao apartamento dela pegar as roupas para o enterro.
Corri ao apartamento, e enquanto dirigia, subia o elevador e procurava as suas roupas, pensava em como ela era boa, como fui feliz com essa mãe carinhosa, cheia de amor.
Tudo que sou, devo à ela. Eu e o Estado de Santa Catarina devemos muito à ela.
Foi ela que em 1950, abriu a primeira escola de ballet em nosso Estado.



(1) Corsa, automóvel da Chevrolet, GM